TIPOS DE CONCRETO

Convencionais

Concretos estruturais de uso geral, com resistências àpartir de 12 MPa (M=1O^6 Pa=pascal) para aplicações em todas as etapas da obra, sendo descarregado diretamente da bica da betoneira para o local da aplicação ou transportado por carrinhos de mão, gericas, calhas, içamento em caçambas por gruas.

Bombeáveis

Concretos estruturais, com fck mínimo de 20 (M=1O^6 Pa=pascal), para aplicações em todas as etapas da obra com utilização de equipamentos para bombeamento do concreto e lançamento em altura. Ideal para grandes edifícios, pontes, viadutos, barragens e demais obras que necessitem de lançamento rápido de grandes volumes.

Autoadensáveis

Concreto com alta fluidez e coesão, permitindo aplicação extremamente rápida em função da alta plasticidade, otimiza e amplia a produtividade na concretagem, reduz ruídos de vibração por não haver necessidade de adensamento, melhora do acabamento superficial para peças de concreto aparente, ideal para peças estruturais com alta taxa de armadura e pode ser aplicado em todas as etapas da obra. Requer formas estanques e lisas.

Submerso

Aplicado em concretos na presença de água por ter como característica principal a coesão, adquirida com o uso de aditivos específicos e adições minerais. Tem elevada resistência a ataques de agentes agressivos, sendo muito utilizado em fundações especiais de pontes e concretos destinados a estruturas portuárias.

Compactado a Rolo

Desenvolvido para uso em barragens, base para pavimentações de concreto e melhoria das condições de sub-base para pavimentos flexíveis. Tem como característica uma baixa plasticidade e baixo consumo de cimento. O transporte é feito por betoneiras ou caçambas e o seu espalhamento é executado através de equipamentos normalmente utilizados nas pavimentações, vibro acabadoras ou moto niveladoras e o acabamento e compactação através de rolos compactadores.

Pisos Industriais

Utilizado para execução de pisos para utilização em indústrias, postos de combustíveis, quadras poliesportivas e outros tipos de obras que requerem um bom acabamento superficial através de alisamento específico. Oferece ao pavimento maior resistência à abrasão em locais de trânsito intenso com presença de agentes abrasivos. Tem como característica baixos níveis de fissuração e tempo de pega adequado para o acabamento, gerando maior durabilidade ao piso.

Pavimentos Rígidos

Concreto para execução de pavimentos rodoviários ou urbanos e também para pavimentos em aeroportos e pátios de estocagem de contêineres. Permite a execução do pavimento com baixo índice de vazios e com alto grau de compactação, o que confere ao pavimento maior durabilidade, alta durabilidade, alta resistência a degradação por óleos, graxas e combustíveis e baixo custo de manutenção. Aplicado de forma mecânica com vibro acabadoras.

Projetado

Especificamente desenvolvido para aplicação em contenções de encostas e taludes e para revestimentos de túneis rodoviários e de barragens. Apresenta alta coesão, baixa consistência e endurecimento rápido. Utiliza aditivos aceleradores de pega para conferir o endurecimento instantâneo do concreto. Aplicado de forma mecanizada, permite grandes produtividades otimizando o tempo de avanço da obra. Requer ensaios específicos para ajustes “in loco”.

Com Adição de Fibras

Dosado a partir de adição de fibras especiais, o que possibilita a obtenção de concretos com baixa retração e elevada resistências as intempéries, meios agressivos e ao desgaste superficial. Indicado para utilização em pavimentos, concretos projetados, reservatórios e pisos industriais.